Área de Login   Beneficiário      Prestador          

Reembolso
Informações

Seja para preparar e encaminhar a sua Solicitação de Reembolso ou para depois acompanhar a situação da mesma, agora você conta com a ajuda de orientações específicas, disponíveis no site da Real Grandeza.


Contudo, antes de verificar como devem ser a documentação e a solicitação, é importante verificar junto à Central de Relacionamento ou no regulamento do seu plano, se o mesmo possui cobertura para pedidos de reembolso.


Conforme determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), disponibilizamos abaixo as Tabelas de Reembolso (Honorários).


Para gerar a sua Solicitação de Reembolso, no Guia Reembolso, você poderá ver tudo o que se refere à documentação e aos tipos de Reembolso que podem ser solicitados.


Confira o informativo com as principais dúvidas e suas respectivas respostas a respeito do pagamento de reembolso de despesas no novo Guia Perguntas & Respostas.


Tutoriais de utilização dos sistemas de solicitação de reembolso


COMO SOLICITAR PRÉVIA DE REEMBOLSO E AUTORIZAÇÃO DE INTERNAÇÃO LIVRE ESCOLHA

O envio dos pedidos de prévia de reembolso e de autorização de internação de livre escolha passam a ser realizados de forma online, diretamente no Portal do Beneficiário.

CLIQUE AQUI para baixar o formulário Solicitação de Prévia de Reembolso - Internação Médica.

Importante: não existe formulário específico para autorização de internação livre escolha. 

TUTORIAL PARA ENVIO DOS ARQUIVOS

Acesse o site www.realgrandezasaude.com.br.com.br e selecione a opção Saúde >> Beneficiário e, em seguida, informe seu login e senha.

Logo após, escolha a opção Fale Conosco e depois clique em Registro.


Selecionar a categoria “Prévia de reembolso” ou “Autorização para internação livre escolha” e informe o e-mail para devolutiva da resposta.

Exemplo Prévia de Reembolso

São necessários para prévia de reembolso: formulário específico, relatório médico e orçamento emitidos pelo médico solicitante.


É importante lembrar que a solicitação de prévia de reembolso (livre escolha) não exime a necessidade de solicitação de autorização, especificamente nos casos de Internação, antes da realização do procedimento. 

Exemplo Autorização de Internação Livre Escolha


Para informações sobre qual documentação é necessária, o médico deve realizar contato com o 0800 894 5000, telefone da Central do Prestador, que funciona 24 horas, todos os dias.

Na etapa seguinte, descreva a solicitação no espaço para texto livre.

Anexe toda a documentação necessária, como relatório médico, formulários e exames, seguindo os passos 1 (Carregar arquivo), 2 (Adicionar arquivo) e 3 (Salvar).


CLIQUE AQUI caso prefira baixar o tutorial em .PDF.

PRIMEIRO ACESSO, DOWNLOAD E ATUALIZAÇÃO DO APLICATIVO REAL GRANDEZA SAÚDE

Acesso via Portal do Beneficiário (site da Real Grandeza Saúde)

Beneficiários de saúde contam com uma área de login exclusiva, separada da entrada em relação aos serviços de Previdência.


Portanto, digite www.realgrandezasaude.com.br e, na área de login, selecione a opção Saúde >> Beneficiário.

No primeiro acesso, devem ser informados, repetidamente, o IDFRG nos campos Usuário e Senha. O IDFRG é o número de identificação disponível no verso de seu cartão de saúde.

Depois, siga as orientações para criação de sua senha.

Instalação do aplicativo Real Grandeza Saúde


Acesse a Play Store ou a Apple Store e digite Real Grandeza Saúde. Em seguida, selecione a opção Instalar.



Se você já cadastrou a senha na página do beneficiário, no site da FRG, repita a nova senha após o IDFRG. Caso seja seu primeiro acesso, repita seu IDFRG nos campos Login e Senha.



Se o seu primeiro acesso aos canais de saúde for via aplicativo, o sistema também irá recomendar o cadastro de nova senha.

Siga as orientações informadas em tela e cadastre sua nova senha.



Pronto! A partir desse momento você já poderá utilizar os serviços do aplicativo Real Grandeza Saúde.




Como atualizar o aplicativo?



Caso não possua atualização de aplicativos automática, acesse a Play Store ou a Apple Store e digite Real Grandeza Saúde. Em seguida, selecione a opção Atualizar.

COMO REQUERER REEMBOLSO DE MEDICAMENTOS NO APLICATIVO

O aplicativo Real Grandeza Saúde já está disponível na Play Store, para dispositivos Android, e na Apple Store, para aparelhos IOS.


Atenção! Para atender solicitações dos beneficiários e facilitar ainda mais o processo de reembolso, foi disponibilizada uma atualização. Portanto, verifique se há uma nova versão na sua loja de aplicativos.Acesse a Play Store ou Apple Store e digite Real Grandeza Saúde. Caso apareça o ícone Atualizar, selecione essa opção e baixe a nova versão.


Como consultar a Autorização para Reembolso de Medicamentos (ARM)


Para conseguir enviar seu pedido de reembolso de medicamento, é preciso que a Autorização para Reembolso de Medicamentos (ARM) já esteja cadastrada em sistema.

Após efetuar seu login, clique em Confira sua ARM, conforme abaixo:



Após efetuar seu login, clique emMeus Serviçose logo após selecione a opção Autorização para Reembolso de Medicamentos (ARM), conforme abaixo:


 
Já na tela Prescrição Médica, clique no botãoPesquisar.

As ARM's cadastradas serão exibidas logo abaixo, na mesma tela.



Clique no ícone "olho" para visualizar quais medicamentos estão cadastrados naquela ARM.

Importante: veja com atenção os nomes dos medicamentos cadastrados, pois será necessário inseri-los, como exatamente descritos na ARM, no pedido de reembolso.



Solicitando o reembolso de medicamento no aplicativo Real Grandeza Saúde

De volta ao app, inicie o pedido de reembolso conforme a seguir:

TELA 1 

Selecione a opção Reembolso.

TELA 2 

Em seguida, você já irá visualizar todos os protocolos anteriores. Se quiser verificar detalhes de algum deles, basta selecioná-lo.

Para prosseguir com um novo pedido, aperte Nova Solicitação.



TELA 1 

A etapa seguinte consiste na informação dos dados do prestador, onde serão informados o CNPJ e nome da farmácia e a data de emissão e número do cupom ou nota fiscal.


Ainda na tela Identifique o prestador de serviços, na opção Deseja detalhar os procedimentos?, você deve selecionar a opçãoSim, conforme indicado.

Abaixo, na parte Escolha o tipo de procedimento, marque a opçãoMedicamento Contínuo.

TELA 2 

Repita a data do documento fiscal no campo Data.

No campo Procedimento você deve indicar qual medicamento está incluindo nesse pedido de reembolso. Ex.: para inserir o medicamento Vaslip, foram digitadas as iniciais VAS.

Ignore o campo Local, selecione o beneficiário e digite o valor.

Em seguida, selecione Confirmar.

TELA 3 

Estando corretas as informações, selecione Sim.


Caso no mesmo documento fiscal estejam inseridos mais medicamentos, selecione a opção Incluir e repita o procedimento acima.

No caso de apenas um medicamento, como no exemplo abaixo, aperte Continuar.



TELA 1 

O ícone que demonstra uma câmera é para que o usuário fotografe o comprovante que deseja anexar. No exemplo abaixo foi adicionado um arquivo já armazenado no celular.

Nessa etapa devem ser anexados ao pedido o cupom ou nota fiscal referentes aos medicamentos já cadastrados.

TELA 2 

Após adicionar os arquivos pertinentes ao pedido de reembolso, selecioneContinuar.


TELA 1

Confirme os dados de seu pedido de reembolso e selecioneEnviar.

TELA 2

Anote seu número de protocolo para acompanhar a situação de seu reembolso.



COMO SOLICITAR REEMBOLSO DE MEDICAMENTOS PELO COMPUTADOR

Os beneficiários dos planos de saúde da Real Grandeza já podem dar entrada nos pedidos de reembolso de medicamentos pelo computador. Para conseguirem enviar seus pedidos desse tipo, é preciso que a Autorização para Reembolso de Medicamentos (ARM) já esteja cadastrada em sistema.

Como consultar a Autorização para Reembolso de Medicamentos (ARM)

Após efetuar seu login, clique em Meus Serviços e logo após selecione a opção Autorização para Reembolso de Medicamentos (ARM), conforme abaixo:


 
Já na tela Prescrição Médica, clique no botão Pesquisar.

As ARM's cadastradas serão exibidas logo abaixo, na mesma tela.



Clique no ícone "olho" para visualizar quais medicamentos estão cadastrados naquela ARM.
Importante: veja com atenção os nomes dos medicamentos cadastrados, pois será necessário inseri-los, como exatamente descritos na ARM, no pedido de reembolso.

Veja a seguir como solicitar reembolso de medicamentos
Após visualizar a ARM, clique novamente em Meus Serviços e depois em Solicitação de reembolso.

Em seguida, preencha os dados do prestador de serviço, como CNPJ da farmácia, número do cupom fiscal ou NF e data de emissão.
O campo Especialidade não precisa ser preenchido.

Na sequência, siga os seguintes passos para detalhar o procedimento:
  1. Marque Sim na opção Deseja informar o procedimento?;
  2. Em Tipo de procedimento reembolsado você deve marcar a opção Medic. Contínuo;
  3. Em Tipo lançamento do Serviço selecione a resposta Por Data de Atendimento. Abaixo, informe a data de compra que consta no cupom ou nota fiscal.
  4. Em Procedimento, informe o nome do medicamento que está no documento fiscal, lembrando que o nome deve ser igual ao que consta na ARM. Ex.: para inserir o medicamento Losartana, foram digitadas as iniciais LOS.
  5. Digite o valor desse medicamento apenas. Se o documento fiscal tiver mais de um medicamento, os valores devem ser informados um a um.
Para cadastrar o medicamento, clique em Adicionar, como indica a seta da parte inferior esquerda.
Para cadastrar outro medicamento, repita a operação informada acima.
Os campos Onde o atendimento foi realizado e Tipo de Atendimento não devem ser preenchidos.

Confira o demonstrativo dos medicamentos incluídos no pedido de reembolso e o valor de cada um deles.

A próxima será anexar o cupom ou nota fiscal, conforme passos a seguir:
  1. Clique no ícone de anexar para que você possa indicar o caminho onde está o arquivo. O nome do mesmo será exibido ao lado.
  2. Para anexá-lo, clique em Adicionar Arquivo.
  3. Em seguida, veja o nome e o tamanho do arquivo adicionado. Caso esteja correto clique em Solicitar.

Antes do envio final será exibida uma tela com o resumo dos medicamentos incluídos no pedido, bem com o de seus valores individuais.
Caso as informações estejam corretas, clique em Confirmar.

Anote o número de seu protocolo para acompanhamento do reembolso.
COMO SOLICITAR NOVA ARM NO PORTAL DO BENEFICIÁRIO

Beneficiários dos planos de saúde empresariais, que são aqueles destinados aos empregados das patrocinadoras Furnas, Eletronuclear e Real Grandeza, têm direito ao reembolso de medicamentos. Aqueles que já utilizavam este benefício e tinham a Autorização de Reembolso de Medicamento (ARM) cadastrada em sistema, podem dar entrada em novos protocolos através das novas ferramentas de saúde, tanto no site, como no aplicativo.

Porém, para incluir um novo medicamento com nova ARM ou renovar a receita médica na ARM já cadastrada, o beneficiário pode enviar a documentação somente pelo site da Real Grandeza, no Portal do Beneficiário.


Importante: o reembolso de medicamentos do plano Aurum possui fluxo diferente e é realizado de outra forma. Para mais informações CLIQUE AQUI


Veja no passo a passo a seguir como enviar seu pedido de nova autorização

Antes de conferir como enviar sua documentação, CLIQUE AQUI e faça o download do formulário Autorização de Reembolso de Medicamento (ARM), documento obrigatório que deve ser preenchido pelo médico e enviado junto com a receita via Portal.

Acesse o site www.realgrandezasaude.com.br e acesse a opção Saúde >> Beneficiário.

Caso seja seu primeiro acesso, repita o IDFRG nos campos Usuário e Senha. Para quem já cadastrou nova senha, basta realizar seu login.


No Portal do Beneficiário, após clicar em Meus Serviços, selecione a opção Autorização de Reembolso de Medicamentos (ARM).



Para solicitar autorização para um novo medicamento clique em Adicionar.



Preencha os dados do médico que preencheu a ARM, sem a obrigatoriedade de preencher o campo Data Validade, indicado na imagem abaixo.



Já no campo específico para informação da medicação, digite as iniciais do remédio. No exemplo, para se buscar o Glifage, foi digitado no campo de busca as iniciais GLI.

Após localizar o medicamento, basta selecioná-lo.



Em seguida, digite a quantidade informada na receita, caso esteja informada, e clique no ícone verde para avançar.



Após incluir os medicamentos, os mesmos estarão apresentados em tela, na forma demonstrada abaixo. Se desejar corrigir a informação clique no ícone indicado pela seta.




Para adicionar os arquivos obrigatórios (ARM e receita) clique na opção Escolher Arquivo. Após essa seleção, clique em adicionar para confirmar o envio do documento.

Repita a operação para enviar outro arquivo.



Caso tenha adicionado os arquivos corretamente, serão exibidos os nomes em tela.

Estando tudo confirmado, selecione Salvar para finalizar o envio.



Para conferir o pedido enviado, acesse Meus Serviços >> Autorização de Reembolso de Medicamentos (ARM).


Em seguida, clique em Pesquisar. O status do pedido estará informado nesta tela, conforme imagem a seguir.



Veja agora como atualizar a validade da receita de medicamentos já autorizados

No Portal do Beneficiário, após clicar em Meus Serviços, selecione a opção Autorização de Reembolso de Medicamentos (ARM).



Para consultar as ARMs já cadastradas, clique em Pesquisar.



Para visualizar as informações de cada ARM clique no botão com a figura de um olho.



Caso o medicamento esteja na lista apresentada, clique no ícone com a figura de uma clipe de papel para enviar a nova receita.




Clique em Escolher Arquivo para buscar o documento em seu computador.



Após aparecer o nome do arquivo na janela, clique em Adicionar.



Após finalizar o processo de envio, você poderá verificar os arquivos já enviados na mesma janela.




Atenção! A Real Grandeza informa que a opção de envio ou atualização da ARM ainda não está disponível no aplicativo Real Grandeza Saúde.

VEJA COMO SOLICITAR REEMBOLSO NO APLICATIVO REAL GRANDEZA SAÚDE

O aplicativo Real Grandeza Saúde já está disponível na Play Store, para dispositivos Android, e na Apple Store, para aparelhos IOS.

Veja a seguir o passo a passo de um pedido de reembolso. No exemplo será solicitado em reembolso de sessões de psicoterapia.

TELA 1

Após efetuar seu login, selecione a opção Reembolso.


TELA 2

Em seguida, você já irá visualizar todos os protocolos anteriores. Se quiser verificar detalhes de algum deles, basta selecioná-lo.

Para prosseguir com um novo pedido, aperte Nova Solicitação.



TELA 1

A etapa seguinte é a informação dos dados do prestador, onde serão informados o CPF ou CNPJ, nome, data e valor do recibo ou Nota Fiscal.

Ainda na tela Identifique o prestador de serviços, na opção Deseja Informar o Procedimento?, nesse momento de implantação do novo sistema, você deve selecionar a opção Não, conforme indicado.

Grupo de Reembolsorefere-se a todos os procedimentos que não são medicamentos, como consultas, sessões de tratamentos seriados ou vacinas. A opção Med. Contínuo, que refere-se ao reembolso de medicamentos, deve ser selecionada quando o beneficiário já tiver ARM cadastrada em sistema.

TELA 2

Confirme o beneficiário que realizou o atendimento, o tipo desse reembolso (Consulta Médica, Vacina, Manutenção de Aparelho, consulta com psicólogo etc.), data e valor.

TELA 3

Se as informações estiverem corretas, selecioneSimpara avançar.



TELA 1

O ícone que demonstra uma câmera é pra que o usuário tire uma foto do comprovante que deseja anexar. No exemplo abaixo foi adicionado um arquivo que já estava armazenado no celular.

Nessa etapa devem ser anexados ao pedido o recibo, NF, pedido médico, resultados de exames, relatório do médico assistente, entre outros.

TELA 2

Após adicionar os arquivos pertinentes ao pedido de reembolso, selecioneContinuar.


TELA 1

Confirme os dados informados e, caso esteja tudo correto, selecione a opção Enviar.

TELA 2

O protocolo mais recente enviado estará marcado na cor cinza, conforme confirmação do envio do pedido de reembolso 1022 do exemplo abaixo.


COMO SOLICITAR REEMBOLSO VIA COMPUTADOR

A partir de agora, os beneficiários dos planos de saúde da Real Grandeza podem dar entrada nos pedidos de reembolso pelo computador.

Após realizar seu login, será exibida a tela a seguir.



Selecione a opção Meus Serviços e depois clique em Solicitação de Reembolso.




Em seguida, preencha os dados do prestador de serviço, como CPF, CNPJ, número do recibo ou NF e data de emissão.

O campo Especialidade não precisa ser preenchido.



Depois, confira os dados do beneficiário atendido.



Na etapa seguinte, siga as orientações abaixo:


  1. Deseja Informar o Procedimento? Nesse momento de implantação do novo sistema, você deve selecionar a opção Não, conforme indicado.
  2. Grupo de Reembolso refere-se a todos os procedimentos que não são medicamentos. A opção Med. Contínuodeve ser selecionada quando o beneficiário já tiver ARM cadastrada em sistema.
  3. Selecione o serviço realizado em Grupo de Reembolso. No exemplo da imagem abaixo está marcada a opção Psicoterapia realizada por psicólogo.
  4. Informe o valor total descrito no recibo ou Nota Fiscal.
  5. No campo Observação você pode inserir informações obrigatórias e úteis que podem, inclusive, agilizar seu processo de reembolso. No exemplo da imagem abaixo estão informadas as quantidades e as datas das sessões de psicoterapia, o nome e o registro profissional do psicólogo.
Importante: o campo Tipo de Atendimento não precisa ser preenchido e pode ficar em branco.
Para adicionar seu recibo ou Nota Fiscal clique na opção de Upload, conforme indicação abaixo. Após selecionar o arquivo correto, clique em Adicionar Arquivo para concluir o upload deste arquivo.



Caso seja necessário incluir um novo arquivo, como receita médica, pedido médico ou resultado de exame, selecione novamente a opção Adicionar Arquivo. No retângulo amarelo está confirmação de que o arquivo anterior foi corretamente anexado.



Confira todas as informações, inclusive se os anexos foram incluídos, conforme demonstra a informação no retângulo amarelo da imagem abaixo. Em seguida clique em Solicitar.



O sistema irá perguntar se deseja realmente prosseguir e confirmar o valor a ser dado entrada.



Na mensagem de confirmação serão informados o número dos protocolos do sistema da Real Grandeza e o da ANS.



+ Informações: notícias relacionadas ao reembolso de despesas médicas